Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, SE São Paulo, Brazil
Irrequieto no saber, calmo no ouvir, rude na disciplina, verdadeiro no trabalho

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Visões de Laboratório

Relatório de Biologia/Química - Considerações sobre o documento - relatório
Os relatórios de laboratório são muito representativos para os pesquisadores no decorrer do desenvolvimento de seus trabalhos, sejam eles de campo ou mesmo de “bancada” (laboratórios de química biologia e física). A História da Ciência demonstra que uma das vias para se identificar como a natureza opera está em tentar imitá-la e atormentá-la Uma das muitas vias para isto está na “experimentação”. Alguns dos conceitos conhecidos tiveram na realização de experiências uma das muitas ferramentas da sua demonstração. Estes trabalhos quando realizados por muitos pesquisadores incluía a aplicação de metodologias próprias. Muitas destas geraram leis, fizeram prevalecer modelos
Mas nem sempre os resultados e as expectativas dos pesquisadores nas suas atividades de laboratório obtiveram êxito.  Houve momentos em que o produto final, ou mesmo, os resultados não atenderam as suas expectativas e não explicavam de modo conveniente as perguntas ou se encaixavam nos modelos propostos. Mas mesmo assim não deixaram de ser feitos (prova disto estava nos cadernos de laboratório, receituários, etc..). Haviam muitos motivos para este “insucesso”, segundo alguns relatos, que foram desde problemas técnicos, a procedimentos inadequados, ou mesmo dificuldade em uma possível “identificação" do objeto em estudo dentro de uma perspectiva do pesquisador, muitas vezes condicionado. 
Um dos muitos exemplos foi a não detecção nos sedimentos de organismos ou mesmo a não identificação  do corpo de um ser vivo, porém a percepção química destes só era possível quando injetados em outros organismos  como foi no caso dos vírus.
Muitos são os motivos que levem as pessoas para o experimento, Quando lidamos com as experiências ou fazemos observações delas muitos buscam identificar o que foi constatado e  conhecido por outros pesquisadores. Mas mesmo tendo as mesmas ferramentas físicas e ou químicas, elas não serão iguais as realizadas em sua época, seja pelas condições em que elas foram desenvolvidas, ou até pela percepção dada pelo autor da pesquisa das suas impressões, muitas das quais diferentes das nossas. 
Portanto quando da elaboração de um relatório um dos objetivos está na busca de se aproximar ao máximo dos mesmos resultados obtidos por quem um dia os realizou. Por isso repetimos os mesmos procedimentos na mesma ordem em que foram feitos.  Alem disso buscamos comprovar, pelos os resultados obtidos, o que se pensou (hipótese) e qual foi o resultado real (fato) procurando atingirmos as mesmas metas e realizações.
Ao elaborar o seu relatório faça com que ele seja o resultado de um objeto de investigação e estudo. O seu experimento pode até ”não dar certo”, e isto não significa que o experimento está incorreto, mas que ao fazê-lo você tem que primeiro reconhecer quando, onde e como foi feito, quais os materiais utilizados os resultados apresentados e de como estes dados estão ligados (ou não) a proposta da introdução.
Quando você for realizar a montagem e construir este documento, não se esqueça de que ele lhe servirá também como avaliação da sua aprendizagem, Observe que o seu documento é resultado de um trabalho bem realizado, para os seus avaliadores (professores, bancadas, centrais de pesquisa)  demonstra o interesse em aprender, sempre mais para se chegar ao saber.

Nenhum comentário:

Postar um comentário