Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, SE São Paulo, Brazil
Irrequieto no saber, calmo no ouvir, rude na disciplina, verdadeiro no trabalho

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Atividades de recuperação 3 Ensino Médio - Col. Policia Militar

Olá a todos, abaixo estão as questões da atividade de recuperação dos alunos do 3º E. Médio, ela deverá ser feita de forma individual, a caneta em papel quadriculado contendo apenas as respostas. Porém os cruzamentos deverão ser demonstrados, esta atividade deve ser entregue na data de 26/11/2010. 



Questão 01 (UFFLU - 2003)- Considere o trecho a seguir e as informações seguintes.
"Nielson-Ehle mostrou que a herança poligênica segue as leis mendelianas e que os fenótipos são condicionados por diversos genes cujos alelos têm efeitos aditivos.” AMABIS e MARTHO. "Biologia das Populações 3". São Paulo: Moderna, 2 ed., 2004, p. 84-85.
Uma variedade de gramíneas tem o tamanho médio dos entrenós do caule de 4,2 cm. A outra variedade, de tamanho menor, apresenta para os entrenós do caule a média de 1,8 cm. A polinização entre essas duas variedades produziu F1 com gramíneas de altura intermediária, cujos entrenós são em média de 3 cm. A autopolinização de F1 produziu F2 constituído por plantas de diferentes tamanhos. Dentre esses diferentes tamanhos, existiam gramíneas com entrenós de 4,2 cm e 1,8 cm, que correspondiam, separadamente, a 1/64 da população F2.
Acerca desse assunto, pergunta-se:
a) Qual o número provável de genes envolvidos no tamanho dos entrenós dessas plantas? Justifique sua resposta.
b) Calcule a participação provável de cada alelo para o fenótipo final.

Questão 02 (UFU – 2005) - O peso dos frutos (fenótipos) de uma determinada espécie vegetal varia de 150g a 300g. Do cruzamento entre linhagens homozigóticas que produzem frutos de 150g, com linhagens homozigóticas que produzem frutos de 300g, obteve-se uma geração F que, autofecundada, originou 7 fenótipos diferentes.
Sabendo-se que o peso do fruto é um caso de herança quantitativa, responda:
a) quantos pares de genes estão envolvidos na determinação do peso dos frutos desta espécie vegetal?
b) qual é o efeito aditivo de cada gene?
c) de acordo com o triângulo de Pascal, qual é a proporção de cada classe fenotípica obtida em F‚?

Questão 03 (Fuvest-2004) As três cores de pelagem de cães labradores (preta, marrom e dourada) são condicionadas pela interação de dois genes autossômicos, cada um deles com dois alelos: "Ee" e "Bb". Os cães homozigóticos recessivos "ee" não depositam pigmentos nos pêlos e apresentam, por isso, pelagem dourada. Já os cães com genótipos "EE" ou "Ee" apresentam pigmento nos pêlos, que pode ser preto ou marrom, dependendo do outro gene: os cães homozigóticos recessivos "bb" apresentam pelagem marrom, enquanto os com genótipos "BB" ou "Bb" apresentam pelagem preta.
Um labrador macho, com pelagem dourada, foi cruzado com uma fêmea preta e com uma fêmea marrom. Em ambos os cruzamentos, foram produzidos descendentes dourados, pretos e marrons.
a) Qual é o genótipo do macho dourado, quanto aos dois genes mencionados?
b) Que tipos de gameta e em que proporção esse macho forma?
c) Qual é o genótipo da fêmea preta?
d) Qual é o genótipo da fêmea marrom?

Questão 04 - Em galinhas domésticas o tipo de crista é determinado por dois pares de genes com segregação independente. Observe os fenótipos e genótipos.
Crista Rosa = R_ee      Crista Ervilha = rrE_      Crista Noz = R_E_     Crista Simples = rree
Um galo com crista noz foi cruzado com três galinhas. Com a galinha A de crista noz produziu na geração 3 noz: 1 rosa, com a galinha B de crista ervilha produziu 3 noz: 1 rosa: 3 ervilha: 1 simples e com a galinha C de crista noz a geração tinha 100% crista noz. Utilizando a tabela a seguir determine o genótipo do galo e das três galinhas.

Questão 05 (Unesp - 2003) José é uma pessoa muito interessada na criação de gatos. Um de seus gatos apresenta hipoplasia testicular (testículos atrofiados) e é totalmente estéril. José procurou um veterinário que, ao ver as cores preta e amarela do animal, imediatamente fez o seguinte diagnóstico: trata-se de um caso de aneuploidia de cromossomos sexuais. As cores nos gatos domésticos são determinadas por um gene A (cor amarela) e outro gene P (cor preta), ambos ligados ao sexo, e o malhado apresenta os dois genes (A e P).
a) O que é e qual o tipo de aneuploidia que o gato de José apresenta?
b) Qual a explicação dada pelo veterinário relacionando a anomalia com as cores do animal?

Questão 06 – (FATEC - 2006) Considere os seguintes dados:
- casal heterozigoto para albinismo, sendo o caráter albino recessivo
- menino de tipo sangüíneo B, Rh­;
- mãe de tipo sangüíneo O, Rh­;
- pai com aglutinogênios do sistema ABO no sangue e possuidor do antígeno Rh.

Qual é a probabilidade de os pais desse menino terem mais um filho com o mesmo fenótipo de seu irmão, levando em conta o sexo, o grupo sangüíneo e o fator Rh é de

Nenhum comentário:

Postar um comentário