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terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Trabalho Ensino Médio - Piccorruxo


Trabalhos dos 1º ao 3º Ensino Médio – Colégio “Piccorruxo”

Para os alunos do 1º e 3º Ensino Médio – Analise de rótulos de produtos alimentícios industrializados.

Introdução
Os alimentos são essenciais para o organismo humano sejam como fonte de matéria para a obtenção de energia, reposição e construção de matéria orgânica, regulação do corpo alem de muitas outras funções. De acordo com o desenvolvimento do corpo humano desde a idade infantil até a vida adulta as quantidades e qualidades necessárias ao bom desenvolvimento são especificas, pois devem atender as etapas do crescimento e o seu respectivo metabolismo. Mesmo para um individuo adulto temos de acordo com o desempenho de suas atividades podem variar de acordo com as funções tais como, tipos de: trabalhos, atividade física, estado de saúde entre outras.
“Por exemplo, os homens precisam de uma necessidade de 2200 kcal diárias, já as mulheres de 2000 kcal.  “Um operário braçal requer de 2.700 a 3.200 calorias diárias, e uma faxineira, de 2.400 a 2.700 calorias diárias. Um operário da construção civil pode necessitar, segundo a intensidade de seu trabalho, de 3.200 a 4.000 calorias ou até mais quando o trabalho for extremamente intenso como cavar uma vala ou quebrar uma laje de concreto a marretadas.
Uma maneira simplíssima de apreciar as necessidades calóricas do organismo é a de dar os números por cada quilo de peso teórico (o que se deveria ter segundo as tabelas) e por dia. Assim, por exemplo, quem tem trabalho sedentário e fica sentado quase todo o dia (funcionário de escritório, por exemplo), necessita por cada quilo de peso de umas 35 calorias. Quando se está a maior parte do tempo de pé ou caminhando as calorias por dia e por quilo são 40. Se a ocupação requer trabalho físico moderado se requer umas 45 calorias, e de 55 a 70 se o trabalho é pesado.
Na prática se saberá em cada caso se a quantidade de calorias ingerida é adequada, quando a pessoa consegue manter o seu peso normal e  capacidade normal para a sua vida cotidiana. Se a pessoa aumenta de peso mais que o normal, é que provavelmente está ingerindo mais calorias do que o necessário. Se a diminui de peso, é porque provavelmente está ingerindo menos calorias do que o necessário para manter o peso.” (retirado de: http://gestaosms2011.blogspot.com/2011/01/as-ocupacoes-e-as-necessidades.html)
Alem do calculo em que se determinam quais são os gastos calórico para as atividades diárias também existem as necessidades de outros componentes como proteínas, gorduras e demais substâncias. Em muitos rótulos estas informações estão disponíveis conforme disponibiliza e determina a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em seu site http://www.anvisa.gov.br/rotulo/  conforme o exemplo:

Farinha de Aveia
INFORMAÇÃO NUTRICIONAL
Porção de 50g (1 xícara)
Quantidade por porção
.
.
% VD (*)
Valor energético
200 kcal = 840 KJ
10%
Carboidratos
34 g
11%
Proteínas
7,1 g
10%
Gorduras Totais
3,7 g
7%
Gorduras Saturadas
0 g
0%
Gorduras trans
0  mg
------
Fibra Alimentar
0 g
0%
Sódio
 0 mg
0%
* % Valores Diários com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. 

Procedimento
O seu trabalho envolverá a leitura e a utilização das informações disponíveis em rótulos e embalagens de produtos alimentícios. Você deverá coletar vários rótulos de produtos alimentícios vendidos (que deverão estar em anexo ao trabalho). Estando com eles disponíveis vocês farão um cardápio para três pessoas, identificadas nas atividades abaixo no texto. Nele deverão constar as refeições café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar. O modelo humano as ser usado deverá ser o de pessoas que tenham a estatura de 1,70 m e pesem até 67 kg
Atividades: estudante, um pedreiro na construção civil, um caixa de banco.
Na montagem do seu cardápio, e nele indique as quantidades a serem ingeridas. Considere os alimentos que normalmente as pessoas consomem que estejam mais de acordo com as necessidades de cada tipo de trabalho realizado por alguém. Apresente ilustrações das suas escolhas (fotos, vídeos, desenhos, colagens). Para cada alimento identificado no seu cardápio mencione a quantidade de calorias necessárias e de os outros nutrientes necessários (observem na tabela acima os valores diários – %VD).
Não se esqueça que para as necessidades diárias de acordo com a função temos que utilizar a quantidade de caloria por peso da pessoa. Leia novamente a introdução para que você calcule a quantidade necessária proporcional as atividades de cada pessoa, leia com calma os rótulos e observe as informações que nele constam. Monte tabelas, conforme exemplo abaixo, e preencha com as percentagens de cada nutriente de acordo com os seus cálculos. Procure discutir com os professores de matemática quais seriam as melhores formas de calcular estes valores.
Estudante
REFEIÇÃO
Café da manhã
Almoço
Lanche
Jantar
Calorias
20%
40%
10%
30%
Proteínas
50%
20%

40%
Gordura
......
...%
.....%

Sais minerais





O trabalho poderá ser feito com grupo de até 03 pessoas. Ele deverá ser entregue ao professor no dia 17/03/2010. Podendo ser entregue na forma impressa, escrita ou por email que será informado em aula.
Bom trabalho a todos.

Para os alunos do 2º Ensino Médio – Classificação dos Seres Vivos.

Introdução
                Na História da Ciência a classificação dos seres vivos (taxonomia) sempre foi uma atividade que envolveu discussões sobre quais seriam os melhores critérios que melhor seriam utilizados para a alocação dos organismos dentro da classificação dos seres vivos. Os critérios dependem que definem o como o organismo deveria ser classificado respeitava normas próprias. Os modos de como se classificariam os organismos, também passaram do mesmo modo, que os critérios para este fim por reformulações. Em cada época atendem as descobertas de novos organismos e também a mudanças dos critérios definidas como ideal. Mas nas Ciências da Vida em sua historia temos três grandes ícones que foram personagens. Eles são os que tem trabalhos mais representativos nesta trajetória. São eles
Karl Von Linné, também identificado como Lineu (disponível em http://www.ucmp.berkeley.edu/history/linnaeus.html)
Robert Whittaker(disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Robert_Whittaker).

Procedimento
            Em revistas e jornais você deverá fazer o recorte de quatro imagens individuais de organismos, sendo dois de animais e os outros dois de vegetais. As imagens serão copiadas sendo necessário ser indicado de qual local de onde foram retiradas. Os organismos que estão retratados nas suas imagens selecionadas deverão ser classificados de acordo com os critérios de cada um dos personagens acima. Nas suas indicações você identificará como Aristóteles, Lineu e Whittaker classificariam estes organismos. Para isto é necessário que você estude os critérios que cada um destes autores usaria.

Bibliografia Recomendada:

AMABIS, J. M.; MARTHO, G. R. Biologia dos
Organismos. Editora Moderna, São Paulo,
2004

PAULINO, W. R. Biologia. Editora Ática, São
Paulo, 2000

LOPES, S. Bio. Editora Saraiva, São Paulo,
2002 v. 2

O trabalho poderá ser feito com grupo de até 03 pessoas. Ele deverá ser entregue ao professor no dia 03/03/2010. Podendo ser entregue na forma impressa, escrita ou por email que será informado em aula.





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