Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, SE São Paulo, Brazil
Irrequieto no saber, calmo no ouvir, rude na disciplina, verdadeiro no trabalho

terça-feira, 6 de março de 2012

Lista de exercícios

olá queridos alunos segue em anexo uma lista de exercícios que pode auxilia-los nos seus estudos sobre os temas Vírus e Monera. Bons estudos.


REINO MONERA
(FUVEST – 2006) - Uma colônia de bactérias em que todos os indivíduos se originaram de uma única célula era incapaz de metabolizar lactose. Durante várias gerações, essas bactérias foram cultivadas em meio que continha glicose e lactose. Dessa cultura, foram retiradas duas amostras com quantidades iguais de células, que foram transferidas para novos meios de cultura: o meio A continha apenas glicose e o meio B apenas lactose, como únicas fontes de carbono. O gráfico a seguir mostra as curvas de crescimento bacteriano nas culturas A e B.

a) Como surgiram as bactérias capazes de sobreviver na cultura B?
b) Dê a razão para a diferença entre as curvas A e B no intervalo X.

(UFPB – 2007) As bactérias não apresentam reprodução sexuada típica, mas, em certas espécies, há a incorporação de genes de outro indivíduo, processo denominado recombinação genética, que leva à formação de bactérias com características genéticas diferentes. Nos quadros A, B e C, a seguir, estão esquematizados três processos através dos quais uma bactéria pode incorporar genes de outras.

            Figuras adaptadas de AMABIS, J. M.; MARTHO, G. R. "Biologia dos organismos". 2. ed. São Paulo: Moderna, 2004.
Os fenômenos descritos nos quadros A, B e C correspondem, respectivamente, aos seguintes processos de recombinação genética:
a)     Transformação, conjugação e transdução
b)    Conjugação, transdução e transformação
c)     Transdução, conjugação e transformação
d)    Transformação, transdução e conjugação
e)     Transdução, transformação e conjugação
(PUCRIO- 2007)Um grupo de pessoas deu entrada em um Hospital, após ingerirem um bolo de aniversário comprado em estabelecimento comercial. O diagnóstico foi intoxicação por uma bactéria do gênero 'Salmonella'. Marque a alternativa que indica a descrição correta de uma bactéria.
a)     Um organismo macroscópico, unicelular, eucarionte.
b)    Um organismo microscópico, unicelular, procarionte.
c)     Um organismo microscópico, unicelular, eucarionte.
d)    Um organismo macroscópico, pluricelular, procarionte.
e)     Um organismo microscópico, unicelular, heterotérmico.

(Unesp 2003)O que faz o alimento estragar?
I. Ausência de oxigênio no ambiente.
II. Alto teor de água no alimento.
III. Presença de microorganismos.

Está(ão) correta(s) a(s) resposta(s)
a)     I apenas.
b)    II apenas.
c)     III apenas.
d)    I e II apenas.
e)     II e IIII apenas.
(UEL – 2003)Considere os seguintes processos:
I. Produção de iogurtes e queijos.
II. Produção de açúcar a partir da cana.
III. Fixação de nitrogênio no solo pelo cultivo de leguminosas.
IV. Extração do amido do milho.
Quais dos processos acima mencionados dependem da participação de microorganismos?
a)     Apenas I e II.
b)    Apenas II e III
c)     Apenas I e III.
d)    Apenas II e IV.
e)     Apenas III e IV.

(PUCMG – 2003) Pasteur foi o primeiro pesquisador a intuir que era possível ocorrer vida na presença ou ausência de oxigênio. Certa vez colocou uma gota de leite sobre a lâmina de vidro cobrindo-a com uma lamínula e observou ao microscópio. Percebeu que a gota fervilhava de bactérias que se concentravam no meio da lâmina e não nas bordas da lamínula.
Interprete esses resultados e leia, com atenção, as deduções a seguir.
I. As bactérias dessas duas regiões poderiam apresentar diferentes processos metabólicos.
II. Na região central da lâmina, as bactérias poderiam estar crescendo na ausência de oxigênio.
III. Nas bordas da lamínula, as bactérias poderiam estar utilizando mais facilmente o oxigênio disponível.
São deduções CORRETAS:
a)     apenas I e II    b) apenas II e III    c) apenas I e III  d)I, II e III
(ENEM – 2003) - Na embalagem de um antibiótico, encontra-se uma bula que, entre outras informações, explica a ação do remédio do seguinte modo:
O medicamento atua por inibição da síntese protéica bacteriana.
Essa afirmação permite concluir que o antibiótico
a)     impede a fotossíntese realizada pelas bactérias causadoras da doença e, assim, elas não se alimentam e morrem.
b)    altera as informações genéticas das bactérias causadoras da doença, o que impede manutenção e reprodução desses organismos.
c)     dissolve as membranas das bactérias responsáveis pela doença, o que dificulta o transporte de nutrientes e provoca a morte delas.
d)    elimina os vírus causadores da doença, pois não conseguem obter as proteínas que seriam produzidas pelas bactérias que parasitam.
e)     interrompe a produção de proteína das bactérias causadoras da doença, o que impede sua multiplicação pelo bloqueio de funções vitais.

(UFC – 2003) Analise o texto adiante.

Nas bactérias, o material genético está organizado em uma fita contínua de _______ que fica localizado em uma área chamada de _______. A reprodução das bactérias se dá principalmente por _______, que produz _______.
Assinale a alternativa que completa corretamente o texto:
a)     cromossomos - nucleossomo - brotamento - duas células-filhas idênticas.
b)    DNA - nucleossomo - reprodução sexuada - uma célula-filha idêntica à mãe.
c)     plasmídeo - nucleóide - conjugação - várias células-filhas diferentes entre si.
d)    DNA - nucleóide - fissão binária - duas células-filhas idênticas.
e)     RNA - núcleo - reprodução sexuada - duas células-filhas diferentes.
(FGV – 2008) - Flávio, que é portador do vírus da AIDS, mantém uma relação estável com Simone, que não é portadora do vírus. O casal não pretende ter filhos e deseja se precaver contra o risco de Simone também adquirir o vírus. Neste caso, o procedimento mais adequado é:
a)     Flávio submeter-se à vasectomia, procedimento adequado tanto para se evitar uma gravidez indesejada, quanto para proteger sua companheira do risco de lhe transmitir o vírus.
b)    Simone submeter-se à laqueadura, procedimento adequado tanto para se evitar uma gravidez indesejada, quanto para se proteger do risco de adquirir o vírus de seu companheiro.
c)     Flávio submeter-se à vasectomia e Simone submeter-se à laqueadura. O primeiro evita que Flávio transmita o vírus para sua companheira, e o segundo protege Simone de uma gravidez indesejada.
d)    Simone tomar regularmente anticoncepcionais hormonais (pílulas anticoncepcionais) e, quando de suas relações sexuais, utilizar um creme espermicida. As pílulas protegem contra uma gravidez indesejada, e o creme garante a inativação dos espermatozóides e vírus.
e)     Flávio e Simone se protegerem, utilizando, quando de suas relações sexuais, a camisinha masculina (condom) ou a camisinha feminina (femidom), adequadas tanto para se evitar uma gravidez indesejada, quanto para se proteger do risco de adquirir o vírus.
- As infecções hospitalares são freqüentemente causadas por bactérias que passaram por um processo de seleção e se mostram, com isso, muito resistentes a antibióticos. A situação é agravada pelo fato de as bactérias apresentarem um crescimento populacional bastante rápido.
a)     Como a resistência a antibióticos se origina em bactérias de uma colônia que é sensível e alguns dos organismos dela morrem com a ação dos antibióticos?
b)    Explique de que maneira a reprodução das bactérias contribuem para seu rápido crescimento populacional

Dados epidemiológicos recentes têm mostrado o aumento do número de casos de tuberculose no mundo, devido, entre outras razões, à diminuição da eficiência das drogas usadas e à piora das condições sanitárias em muitos países. Nesse sentido, analise o que se diz a seguir.
(     ) A doença pode ser transmitida pela inalação de gotículas liberadas pela tosse ou pelo espirro de um indivíduo contaminado.
(     ) O 'Toxoplasma tuberculosis' (ou de Koch) é o protozoário responsável pela doença.
(     ) A eficiência dos antibióticos no combate à doença está diminuindo porque seu uso freqüente, ao longo dos anos, selecionou os bacilos mais resistentes a esses medicamentos.
(     ) A desnutrição contribui para a elevação do número de casos de tuberculose, uma vez que a queda das defesas naturais do organismo facilita o desenvolvimento da doença.


VÍRUS
A dona-de-casa deve encher os latões de ferro e a caixa d'água rapidamente para não desperdiçar água. Depois, a água é estocada e usada para beber, para fazer comida, lavar louça, tomar banho - e expor a família ao risco de pegar dengue. É isso mesmo: na casa de todas as famílias dos dois conjuntos, as águas paradas nos baldem - sem qualquer proteção para evitar que seja contaminada - transforma-se em piscina para o 'Aedes aegypti', que já infectou dezessete pessoas da comunidade desde janeiro.
            Falta água e sobra dengue no Guará II. In: "Correio Braziliense", 19/05/99 (com adaptações).
       Acerca do assunto desenvolvido no texto, julgue os seguintes itens.
1 O simples contato do 'Aedes aegypti' com a água parada torna-a contaminada e, portanto, potencial transmissor de dengue.
2 Para "evitar que seja contaminada" pelo 'Aedes aegypti' a água estocada nos recipientes referidos no texto é suficiente fervê-la antes da estocagem.
3 A dengue caracteriza-se pelo aparecimento de febres altas e fortes dores no corpo, podendo causar a morte.
4 O homem é hospedeiro intermediário no ciclo do 'Aedes aegypti'.

A soma das alternativas corretas é _________

Questão 02 - Temos assistido ao surgimento de muitas doenças, especialmente as virais, destacando-se a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (SIDA/AIDS) e ultimamente a Febre Aviária. Em relação a essas doenças podemos afirmar que:
Coloque V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
 (   ) A rubéola, apesar de ser uma virose benigna na infância, é grave em mulheres grávidas, pois atravessa a placenta e atinge o embrião, causando diversas anomalias, sobretudo até o terceiro mês de gestação.
(    ) A migração dos pássaros tem sido um fator complicador para o controle da febre aviária, virose que tem feito um grande número de vítimas, sobretudo na Ásia.
(    ) O vírus HIV é um vírus altamente mutagênico, o que dificulta a indução de imunidade artificialmente pelo processo de vacinação, a qual geralmente protege contra infecções virais como a poliomielite.
(    ) Não se conhece doença viral transmitida por inseto. Normalmente, o modo de transmissão é pela saliva, por contato sexual ou por transfusão de sangue.

Questão 04 - A célula é a unidade básica dos seres vivos, existindo seres uni ou pluricelulares. Utilizando-se a classificação de Whittaker (1969), que considera as algas multicelulares como plantas. Associe corretamente os reinos com a constituição celular de seus representantes, relacionando as duas colunas.
            REINO                                                 REPRESENTANTES
(1) Reino Monera.          (a) seus representantes são todos unicelulares.
(2) Reino Protista.         (b) seus representantes são todos multicelulares.
(3) Reino Fungi.             (c) seus representantes podem ser uni ou pluricelulares
(4) Reino Plantae.
(5) Reino Animalia.
Relacione as duas colunas fazendo a combinação como por exemplo: 1 - B, 2 – C.....
Resposta :
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Questão 05 - Considere o quadro a seguir.

Doença
Vetor
profilaxia
I
Gotículas de saliva
II
tuberculose
III
IV
V
Relações sexuais
Higiene Pessoal

A alternativa que completa, de forma correta, os espaços indicados pelos algarismos romanos de I a V é:
a)     I - Hepatite; II – controle de mosquito; III – vírus; IV - 'Glossina'; V - HIV.
b)    I - Sarampo; II - vacina; III - mosquito; IV – vacina'; V - Rubéola.
c)     I - Sarampo; II – uso de preservativo; III – água contaminada; IV – soro específico; V - AIDS.
d)    I - Rubéola; II -  Saneamento básico; III - bactéria; IV – eliminação de focos de mosquito; V – Chagas.
e)     I - Caxumba; II - vacina; III – bactéria; IV – vacina BCG; V - HPV

(USFCAR – 2008) Dados epidemiológicos recentes têm mostrado o aumento do número de casos de tuberculose no mundo, devido, entre outras razões, à diminuição da eficiência das drogas usadas e à piora das condições sanitárias em muitos países. Nesse sentido, analise o que se diz a seguir.
(     ) A doença pode ser transmitida pela inalação de gotículas liberadas pela tosse ou pelo espirro de um indivíduo contaminado.
(     ) O 'Toxoplasma tuberculosis' (ou de Koch) é o protozoário responsável pela doença.
(     ) A eficiência dos antibióticos no combate à doença está diminuindo porque seu uso freqüente, ao longo dos anos, selecionou os bacilos mais resistentes a esses medicamentos.
(     ) A desnutrição contribui para a elevação do número de casos de tuberculose, uma vez que a queda das defesas naturais do organismo facilita o desenvolvimento da doença.
(UFPB – 2006) O esquema, a seguir, mostra a organização de um vírus causador de doença em seres humanos.


Sobre o vírus esquematizado, são feitas as seguintes afirmativas:
I. Trata-se de um retrovírus.
II. Possui duas moléculas de RNA.
III. Pode representar o vírus da gripe.
Está(ão) correta(s):
a) I, II e III    b) Apenas I e II    c) Apenas I e III    d) Apenas II e III    e) Apenas I

(UEPG – 2008) - Sobre vírus e viroses, assinale o que for correto.
(01) Todos os vírus são endoparasitas celulares e dependem de substâncias das células parasitadas para sua reprodução. Apresentam uma cápsula protéica (capsídeo), que protege o material genético, o DNA ou RNA.
(02) Os vírus têm uma certa especificidade para organismos e, num mesmo organismo, para determinados tecidos ou órgãos.
(04) A profilaxia de muitas viroses é feita pela vacinação, uma imunização artificial desenvolvida pela inoculação de vírus mortos ou inativos ou, ainda, apenas de seus antígenos. Não há tratamento específico para as viroses.
(08) Os príons são partículas infecciosas constituídas apenas por proteínas filamentares e DNA codificados a partir de genes especiais que induzem a produção de anticorpos.
(16) Existem vacinas apenas para as seguintes viroses: sarampo, gripe, hidrofobia, febre amarela, hepatite A, B e C e dengue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário