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TEXTO DE APOIO
A atividade microbiana de um solo inclui todas as reações metabólicas celulares, suas interações e seus processos bioquímicos mediados ou conduzidos pelos organismos do solo. Pode ser estimado pela liberação de CO2, consumo de O2, amonificação, nitrificação entre outros processos. A liberação de gás carbônico ou respiração edáfica[1] está diretamente relacionada à decomposição da matéria orgânica e mineralização[2] do húmus.
A velocidade de decomposição do material orgânico e a consequente liberação de CO2 são determinadas principalmente pelas características intrínsecas da própria matéria orgânica, tais como: relação C/N; teores de carboidratos, lignina; grau de agregação, etc.; características do solo (pH, teores de nutrientes e umidade, etc.) e características do ambiente (temperatura e precipitação).
Quando se adiciona ao solo uma fonte de carbono, estimula-se a respiração microbiana, este fato pode ser observado pela adição de um carboidrato simples (glicose), que é uma molécula pequena e com ligações simples, facilmente decomponível e que sofre rápida metabolização pela população microbiana do solo, conseqüentemente induz ao desprendimento de CO2 para a atmosfera. A população de microrganismos do solo é capaz de utilizar apenas 1/3 de todo o carbono disponível na matéria orgânica, para elaboração de novas células. Dessa forma, observa-se que há uma relação direta entre respiração microbiana do solo e liberação de CO2 para atmosfera.
Os microrganismos são responsáveis direta ou indiretamente por processos microbiológicos e bioquímicos diversos, os quais exercem grande influência direta na produtividade e sustentabilidade dos ecossistemas terrestres.
TÍTULO; ATIVIDADE MICROBIANA (metabolismo).
INTRODUÇÃO TEÓRICA: Pesquisar quais são as bactérias que realizam a fixação de nutrientes no solo e retenham nitrogênio.
CONTEÚDO: Reino Monera - Atividade Bacteriana.
OBJETIVOS:
- Apresentar e fixar os conceitos de atividade microbiana e respiração do solo.
- Avaliar de forma qualitativa a atividade microbiana do solo através da respiração.
- Ressaltar a importância dos conceitos de atividade biológica e respiração de um solo e ressaltar a importância destes conhecimentos, para o manejo adequado dos solos.
MATERIAL UTILIZADO
- 2 frascos tipo kitassato[3] (você o poderá improvisar este material construindo com uma embalagem PET ou de vidro fechando o frasco com massa “epox”, ou semelhante) capacidade 500 mL,
- duas mangueiras de silicone (tripa de mico) (
- duas braçadeiras de metal (ou prender com arame)
- dois frascos de maionese (500 mL); uma amostra de solo úmido (aproximadamente
- duas rolhas de borracha, ou de cortiça revestidas por filme plástico;
- 800 gramas de solo úmido;
- água de cal (1 litro de água com uma colher de cal para construção, mexa bem e deixe diluir)
- um comprimido de “lactopurga” diluído em um copo de álcool. (servirá para você poder fazer a indicação da presença de base ou ácido)
PROCEDIMENTOS
- Conectar ao bico de saída do kitassato (ou semelhante) a mangueira de silicone e atarraxá-la com a braçadeira;
- Transferir
- Dividir o solo em duas partes iguais;
- Numa delas adicionar uma colher de sopa de açúcar; em outro não adicionar açúcar;
- Misturar bem, com auxílio da colher, até ficar imperceptível a presença do açúcar no solo;
- Vedar hermeticamente os kitassatos com a rolha de borracha (ou similar);
- Colocar a extremidade da mangueira do kitassato dentro do frasco de maionese contendo água (aproximadamente 300 mL).
- Verificar a formação de bolhas de ar dentro da água. (Pesquisar junto ao professor de química, qual a composição destes gases – e por que meios eles poderiam ser detectados – para tanto pesquise como a água de cal e o indicador dos materiais podem ser usados para esta indicação)
Observação: Para que esta prática tenha êxito em condições ambientais é necessário que seja executada nos dias quentes, com temperatura acima de 22 oC, preferencialmente no verão. Alem disto um padrão estará disponível na papelaria da escola. Ele terá apenas água açúcar e água de cal para ser o seu controle e dele você pode analisar o que aconteceu com as outras amostras.
ESQUEMAS/FOTOS DEMONSTRATIVAS.
Aqui você fará o desenho ou publicará a foto da sua atividade de laboratório que vocês realizaram.
RESULTADOS
Solução | Com açúcar no solo | Sem açúcar no solo |
Aspecto | | |
CONCLUSÕES:
1. Conceitue a atividade microbiana do solo. (elabore texto que descreva esta ação dos microorganismos)
2. Conceitue a respiração do solo. (pesquise sobre como ela ocorre e em que condições, e analise as suas observações)
3. Explique a influência da adição do açucar na respiração do solo.
4. Escreva as conclusões do grupo sobre o trabalho. (texto de no mínimo dois parágrafos)
BIBLIOGRAFIA:
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